TOP 5: Single Book!
- Equipe Ezer
- 24 de jan. de 2017
- 6 min de leitura
Ler sempre me fez viajar, desde muito novinha... Lembro que quando eu aprendi a ler, eu passava nas ruas lendo outdoors, e achava o máximo. E então na escola começaram a nos passar livros para ler, aqueles bem simples e curtinhos e eu amava! Viajava nas histórias e nos desenhos! E daí, com 12 anos conheci Harry Potter, e não parei mais de "engolir" livros. Mas tenho os meus "xodós", que releio sempre e ficam sempre à vista.
Coloquei "Single Book" porque são os "filhos únicos", não têm continuação.
Mas a vez das sagas chegará... hehehehe!
Gostaria de deixar aqui como sugestão de leitura, meu TOP 5 de livros da vida.
1. Julieta - Anne Fortier

"Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, mas, desde que seus pais morreram, foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose. Quando Rose morre, deixa a casa para Janice. Para Julie restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue as duas famílias. E, levando-se em conta sua linhagem e seu nome de batismo, Julie provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar muito antigo e misterioso. Intrigada, Julie parte para Siena. Mas tudo o que a mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio.
É uma história totalmente envolvente, te faz imaginar Siena nos dias atuais e também em 1340. Anne arrasou na sua estréia e eu recomendo esse livro a quem quiser ter uma boa leitura, pois tem todos os ingredientes necessários: suspense, romance, drama, e mistérios. Essa capa é da 1ª edição que é a que eu tenho, hoje em dia tem uma nova edição com outra arte, eu gosto mais dessa.
2. The Last Song - Nicholas Spark

"Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida."
Sim, é um romance levinho, mas desenha com muita delicadeza a relação de uma família, como podemos desenvolver opiniões equivocadas por não saber a verdade toda, e como lidar com o perdão de formas diferentes. Trata-se de felicidade, dor, superação de perdas, reconstrução de relações, reparação de erros. Coloquei o título em inglês, porque eu li ele em inglês primeiro (ganhei da mamis, querendo treinar meu inglês), depois lançou em português junto com o filme, mas a versão em inglês mexeu mais comigo pelas expressões originais.
3. Orgulho e Preconceito - Jane Austen

"O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século 18. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. De fato, ele parece se interessar bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século 18."
É uma leitura bem demorada pelo fato da linguagem ser mais formal, e ter algumas expressões da época de Jane Austen. Mas é medidamente engraçado, com sua escrita um pouco satirizada. Adentra a mente dos personagens explicando o porquê de suas ações, e como uma primeira impressão pode ser totalmente errada e atrasar muitos acontecimentos! Recomendo super! Essa é a capa do filme, mas também da edição bilíngue do livro, que é a que eu tenho. O inglês formal é ainda mais interessante, não deixando de ser mais complicadinho.
4. A hospedeira - Stephanie Meyer

"Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam."
Uma agradável surpresa esse livro. Te mergulha de tal maneira na história e você passa a presenciar as alterações e como uma mente pode ser forte, imponente e muito teimosa. E a "Peg" é tão inocente que você não acredita, até ela sofrer por causa da inocência, e você, junto com a Mel, começa a defender a "invasora". Complexo, surreal, completamente improvável, mas lindo! Recomendo! A capa mudou quando o filme lançou, mas, como em Julieta, prefiro essa!
5. Escrito nas Estrelas - Sidney Sheldon

"Lara Cameron é uma mulher moderna e visionária que trabalhou durante toda sua vida para erguer a Cameron Enterprises, um império no ramo imobiliário. Usando sua grande inteligência e a capacidade de identificar as pessoas certas para ajudá-la a superar cada obstáculo, ela se tornou uma rainha em um universo tradicionalmente dominado por homens. Entretanto, alguém insatisfeito com o seu sucesso planeja uma vingança. Laura oculta um passado sombrio e repleto de monstros que ameaçam retornar e destruir tudo o que construiu. Marcada pelo estilo inigualável de Sidney Sheldon, "Escrito Nas Estrelas" é um suspense eletrizante."
É um livro de bolso, vira-vira. Tem uma história de cada lado. E eu comprei ele por causa da outra história que é uma continuação de uma que li muito tempo atrás. Demorei para dar uma chance a Escrito nas Estrelas, mas quando comecei não parei até acabar. Suspense até a última letra. Sidney é um dos favoritos e nesse ele me fez repensar minha carreira profissional na época. Eletrizante!
Menção honrosa: Erros Irreversíveis

Esse não vai ter sinopse..
Eu li ele no meu primeiro ano de faculdade (não, eu não fiz direito). Passeando pela biblioteca enquanto minhas matérias específicas ainda não eram requisitadas, achei esse livro, gostei do título e da sinopse. Um romance policial e eu já tinha lido Sidney Sheldon. Me ganhou! Um homem condenado injustamente, depois de 10 anos preso está no corredor da morte com direito a último recurso. Então aparece uma prova que pode inocentá-lo.
Nunca mais esqueci esse livro. Por isso merece uma menção honrosa!
Meu, sério... quando fui olhar meus livros para escolher os 5 que me marcaram, Julieta foi o primeiro, eu nem precisava ter olhado, porque é de longe meu preferido! Mas os outros.. gosto de tantos!!! Um dias falarei um pouco de alguns que deixei de fora.
Beeeeeeeeeeeeeeijo, Lis. ;)
Comments