top of page

"DEUS não é interessante. Ele é profundamente perturbador."

  • Foto do escritor: Equipe Ezer
    Equipe Ezer
  • 2 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura


Essa frase é de um livro incrível que ganhei no meu último aniversário, Cristianismo Básico de John Stott. É uma daquelas leituras abre sua cabeça de tal forma que você mal consegue acreditar como não tinha raciocinado isso antes. E por isso não daria para eu fazer uma resenha dele, ficaria enoooorme... Assim os trechos mais importantes eu trarei aqui pra gente compartilhar conhecimento. Dito isso...

Alguns duvidam da existência de um ser sobrenatural que tudo criou e que tudo governa, outros até acreditam, mas acha que Ele não interfere em nada em nossa vida, que é algo que se releva, afirmando que se interferisse não teria tanta fome, corrupção, e maldade no mundo, outros acham que Ele é parecido com um papai noel, que a gente escreve uma carta com pedidos e somos atendidos quando nos comportamos bem, outros acreditam que Ele é um "cara" que está lá no seu trono e que é conivente com qualquer ação ou expressão que é feita se for baseada em "amor" e "liberdade", outros sequer ouviram falar dEle ou de Seu Filho. Então, afinal de contas, quem é Deus? Isso é uma questão tão complexa e cheia de detalhes que temos que ter todo cuidado do mundo porque qualquer coisa que fugir da Bíblia é heresia. E também, não trarei neste post todas as virtudes e características, porque nenhum ser humano é capaz de entender e explicar tudo que engloba esse ser extremamente complexo e que faz todos em algum momento da vida pensar a respeito. O que veremos aqui é apenas um contexto geral.

Bom, em Salmos 19:1 fala "os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos". Uma das coisas que nunca podemos esquecer quando falamos de Deus é que Ele é um ser completamente apaixonado pela Sua glória, isso não O faz soberbo, pelo contrário, Ele tem plena consciência que nada, nem ninguém é comparável. Há pessoas que colocam numa balança Deus x diabo, mas isso não existe, não tem como achar que o diabo tem alguma chance de vencer nesse "embate". E por Deus saber que nada é como Ele nada mais justo de querer ser glorificado.

Dar glória e honra a quem merece é algo extremamente coerente e racional. Ele criou todo o universo, e lembre-se há milhares de estrelas, satélites, planetas e galáxias, quem pode ser maior? A quem mais podemos temer? Sabendo disso, que não há ninguém que merece glória se não o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores devemos buscar constantemente esse ser grandioso e procurar conhecê-lo não apenas de ouvir falar.

Quando vamos conversar com alguém a maneira como falamos com essa pessoa diz muito a respeito do nosso relacionamento. Você não conta tudo da sua vida para quem você não conhece, e vai com receio a respeito dos assuntos, pois não tem liberdade com ela. Assim funciona com Deus. E como conhecer e se tornar amigo se não o procuramos ter sua amizade? Afinal, Deus saiu em nossa busca quando estávamos perdido na escuridão dando Seu filho, que maior prova de amor e amizade pode ser maior que essa? E quanto a nós, o que devemos fazer? Em Jeremias 29:13 diz "e buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração", esse texto é muito claro a respeito do que deve ser feito: não são palavras ao vento repetitivas, mas adoração, quebrantamento de coração e ação.

E para fim de conversa, lembre-se que independente da maneira como as pessoas rotulam Deus, Ele é imutável, isto é, não há qualquer inclinação de mudança na natureza e caráter nEle, porque é um ser perfeito. E apesar de a gente não entender tudo o que Ele faz e permite, a adoração deve partir a respeito da pessoa dEle e não do que Ele pode ou não fazer por você. Compreenda isso! Aceite isso! Não busque igrejas que prometem curas e milagres, busque um lugar que ensina você o privilégio que é adorar e estar com Deus, porque então você irá conseguir compreender e até mesmo dizer textos como os de Paulo em Filipenses 4:11-13 "Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.Tudo posso naquele que me fortalece".

Comments


bottom of page