top of page

Por que uma nova Reforma hoje é necessária?

  • Foto do escritor: Equipe Ezer
    Equipe Ezer
  • 7 de out. de 2018
  • 3 min de leitura


Leia ao som de: Oficina G3 - Espelhos Mágicos

A ação de Lutero em 31 de outubro de 1517 trouxe impacto na ética, comportamento e abriu os olhos do povo para a palavra de Deus, hoje eu diria que precisamos de uma nova reforma, alguns dos valores pregados foram perdidos, e algumas práticas até voltaram, vocês concordam? Talvez falte em nós a coragem de Lutero para nos posicionar e não negociar e nem desvirtuar do que diz a Palavra. A prova disso é que há muitas denominações criadas apenas para adaptar a Palavra ao fundador e não o contrário. Em torno de 20% da população do Brasil é evangélica e o número vem crescendo, mas quantidade nunca significou qualidade, vemos muitos líderes sujando o nome de Jesus com práticas nada diferentes da venda de indulgências e da troca de favores que ocorria na época em que a Reforma aconteceu. Podemos citar alguns motivos:

1- A sociedade e seus paradigmas

Já repararam que vivemos numa época cheia de mimimi, tudo é ofensa, tudo é motivo de arrumar briga e um block nas redes sociais, tudo cheio de filosofias regadas a egocentrismo?

Ser cristão nunca foi fácil, e olha, ultimamente está sendo bem cansativo tentar explicar as coisas para as pessoas sem levar um adjetivo maldoso na frente. Para sintetizar é preciso esclarecer duas coisas: a primeira é, nós amamos toda a sorte de pessoas, em seus estilos, filosofias, hobbies, mas não significa que concordamos. Respeitar e concordar são verbos completamente diferentes. Jesus ensinou a amar os pecadores e não os pecados.

A segunda é que a sociedade precisa, urgentemente, parar de usar o amor como desculpa para seus atos, adultério é um exemplo, e ainda acham bonito cantar isso? sério gente? mesmo, mesmo?

2- As novas indulgências

Cimento, lâmpadas, kit de beleza (amei isso sqn hahaha), água, redinha (não me faça pergunta difícil, eu vi isso e não entendi haha), meias (adeus chulé), fronha, vassoura, colher de pedreiro, e pra terminar o melhor: contrato de sociedade com Deus. Gente, sério, é muito aproveitar de pessoas inocentes, pode parecer estranho falar isso, mas sim, essas pessoas existem e é muito ser mal caráter pra se aproveitar disso, do que esses comerciantes se diferem da maioria dos nossos políticos?

Pregar essas coisas como bíblicas é HERESIA, e isso precisa ser esclarecido. Isso não representa o cristianismo!

3- Teologia da prosperidade

Nada mais é que uma interpretação errada e equivocada da palavra de Deus dizendo que é vontade dEle que todo cristão seja rico, e caso esse não seja seu caso, meu amigo, você deveria se preocupar pois ou está pecando, ou não tem fé, ou não deu dinheiro para seu líder quando ele pediu. OBVIAMENTE isso é uma mentira, mas é muito nocivo, pois está diretamente a motivação. Pr. John Piper diz que quando Jesus fez a afirmação que "é mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha (pequena porta que ficava ao lado da porta principal da cidade de Jerusalém que o camelo só passava empurrado e abaixado, ou seja, não era impossível, mas era difícil) que um rico entrar no reino dos céus" não queria dizer que é pecado fazer muito dinheiro, mas sim, querer possuir muito dinheiro, pois é algo perigoso. E ele continua com um comentário interessante a respeito desses líderes: "Isso é tão cruel, porque a Bíblia é cheia de ensinos de que as aflições desta vida, aqui, são momentâneas... Pregadores da prosperidade não preparam novos convertidos nos países de terceiro mundo para suportarem as realidades do que lhes custará se tornarem cristãos."

4- Religiosidade x cristianismo

Pra começar a religião te escraviza, isto é, se deixa de fazer por amor a Deus e passa a se fazer por achar "correto", e foi esse tipo de pessoa que organizou a caça às "bruxas" na idade média, que matou os hereges, e promove ainda hoje as guerras ditas santas, que não aceita determinado tipo de pessoas pelo seu "pecado". E o cristianismo em nada tem a ver com isso! Jesus ensinou a amar o próximo, seja ele qual for, aiiii e como é difícil, só que ninguém disse que seria fácil! Ele odiava o pecado, mas amava o pecador e é assim que tem que ser.

É deprimente ver isso acontecer, pior ainda é saber que só dá sinais de que não vai melhorar. Tudo que nossos irmãos lutaram no passado está voltando à tona de maneira similar, será que temos cristãos corajosos como eles para mudar essa situação?

"Não podemos separar a teologia da vida; a doutrina da prática; a ortodoxia da piedade. Não basta conhecer a verdade, precisamos ser transformados por essa verdade." (Rev. Hernandes Dias Lopes)

Fontes:

https://voltemosaoevangelho.com/blog/teologia-da-prosperidade/

Comments


bottom of page