top of page

Em foco – Mulher e o câncer de mama

  • Foto do escritor: Equipe Ezer
    Equipe Ezer
  • 11 de out. de 2018
  • 2 min de leitura


http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/material/2018/cartaz-1-4x3.jpg

Nesse mês, conhecido como Outubro Rosa, o foco está no câncer de mama. Dirigido à prevenção e tratamento nas mulheres, alertando sobre o autoexame das mamas e conscientização quanto ao tempo de diagnóstico do mesmo. Quanto mais rápido for conhecido, mais rápido será encaminhada para tratamento médico, e maiores serão as chances de cura.

Esse câncer, que é mais frequente em mulheres, pode raramente ocorrer em homens também. Se dá pela anormalidade na função e aumento de número e tamanho nas células mamárias. Há vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns se desenvolvem mais rapidamente e outros de forma mais lenta.

Por informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), segue: "Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres."

Os sintomas mais frequentes são alteração na textura do mamilo ou da mama, nódulo - caroço na mama e/ou axilas (palpável ou não), secreções com sangue pelo mamilo. Porém é imprescindível o diagnóstico médico, através de exames laboratoriais e de imagens (ultrassonografia e principalmente mamografia), devendo procurar imediatamente um serviço de saúde. Mulheres com idade acima de 50 anos devem fazer periodicamente o exame de mamografia.

Para todo tipo de desenvolvimento de câncer, há um conjunto de hábitos saudáveis que ajudam a evitar a ocorrência, tais como: praticar atividades físicas, alimentar-se saudavelmente, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

O tratamento depende do estágio da doença. Pode se dar por quimioterapias, radioterapias e cirurgias. Normalmente os profissionais envolvidos são Oncologista, Radioterapeuta, Cirurgião Plástico e Cirurgião. A maior parte dos cânceres de mama são detectados pelas próprias mulheres acometidas pela doença, portanto PREVINA-SE. SE TOQUE. SE IMPORTE.

Deus abençoe. Beijos.

Referências: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/cancer-mama.asp

https://www.gstatic.com/healthricherkp/pdf/breast_cancer_pt_BR.pdf

Comments


bottom of page